abr 15

Que todos vamos terminar na nuvem, não há nenhuma dúvida. Não precisa ser um profeta ou evangelista muito competente para prever ou pregar isso. O Google Docs é um serviço completo, gratuito e, em minha opinião não deixa nada a dever ao Microsoft Office. Porém, parece ocorrer com o Docs o mesmo que ocorre com as demais suítes de aplicativos (muitas delas gratuitas): o “vício” do usuário em Microsoft Office acaba atrapalhando a adesão de novos usuários.

Eu não troco a praticidade de ter e editar meus documentos em qualquer lugar usando o Docs pelo meu hábito em usar o Office. Nem preciso falar de preço: não é todo mundo que tem R$200,00 pra pagar num Office Home & Student

A ideia agora une os dois mundos: Que tal editar os documentos no velho conhecido ambiente do Microsoft Office e estes documentos serem compartilhados com outras pessoas que podem editar ou somente ver tais arquivos? Além do mais, poderíamos tê-los imediatamente após a edição disponíveis na nuvem no ambiente do Google Docs. Interessante, não? A mágica por trás disso chama-se Google Cloud Connect.

Como funciona

Trata-se de um plugin para o Microsoft Office 2003, 2007 e 2010 que permite o usuário compartinhar e editar simultaneamente arquivos do Word, PowerPoint e Excel  com outros usuários. É possível, então, ter os benefícios colaborativos do Google Docs enquanto continua usando o Microsoft Office.

Não é preciso, portanto, implementar o SharePoint para que várias pessoas trabalhem simultaneamente nos mesmos documentos.

O plugin monitora, gerencia e sincroniza qualquer mudança nos documentos do Office, criando uma versão atualizada e online de cada um deles, que obtém um endereço web único, que pode ser compartilhado com vários colaboradores. É possível criar configurações de privacidade para que as pessoas somente vejam ou possam editar os arquivos.

Colaboração

O Google Cloud Connect permite que você compartilhe documentos da seguinte forma: quando se adicional alguém como um editor do documento, esta pessoa receberá um email avisando. Daí em diante, ela poderá ver o documento no próprio navegador usando a plataforma Docs ou baixar o arquivo e editá-lo no Office, enquanto outra pessoa também o edita em outro computador. Todas as alterações serão apresentadas em todas as telas.

Histórico de alterações

Além de tudo isso, o Cloud Connect armazena cada versão do documento, para que se possa acessar e reverter qualquer versão anterior a uma determinada edição.

Compatibilidade

O Google Cloud Connect é funciona com as seguintes versões do Windows:

  • Windows 7 (32 e 64)
  • Windows Vista (32 e 64)
  • Windows XP (usando .NET Framework 2.0)

Os seguintes tipos de arquivo são suportados:

  • .DOC – Documento do Word 97-2003
  • .DOCX – Documento do Word 2007 ou 2010
  • .DOTX – Modelo do Word 2007 ou 2010
  • .DOCM – Documento com macros habilitadas do Word 2007 ou 2010.XLS – Planilha do Excel 97-2003
  • .XLT – Modelo do Excel 97-2003
  • .XLSX – Arquivo do Excel 2007 ou 2010
  • .XLSM – Arquivo com macros habilitadas do Excel 2007 ou 2010
  • .PPT – Apresentação do PowerPoint 97-2003
  • .POT – Modelo do PowerPoint 97-2003
  • .PPS – Apresentação automática do PowerPoint 97-2003
  • .PPTX – Apresentação do PowerPoint 2007 ou 2010
  • .POTX – Modelo do PowerPoint 2007 ou 2010
  • .PPSX – Apresentação automática do PowerPoint 2007 ou 2010
  • .PPTM – Apresentação com macros habilitadas do PowerPoint 2007 ou 2010
  • .POTM – Modelo com macros habilitadas do PowerPoint 2007 ou 2010

Conclusão

Mais uma vez, a Google surpreende, criando soluções gratuitas para problemas do dia a dia. Esta ferramenta tem um valor inestimável para empresas que tenham em colaboração um forte aliado para promover os trabalhos de suas equipes.